33. O Elefante e a Pulga


Roshi Kapleau (um mestre Zen moderno) concordou em falar a um grupo de psicanalistas sobre Zen. Após ser apresentado ao grupo pelo diretor do instituto analítico, o Roshi quietamente sentou-se sobre uma almofada colocada sobre o chão. Um estudante entrou, prostrou-se diante do mestre, e então sentou-se em outra almofada próxima, olhando seu professor. "O que é Zen?" o estudante perguntou. O Roshi pegou uma banana, descascou-a, e começou a comê-la. "Isso é tudo? O senhor não pode me dizer nada mais?" o estudante disse. "Aproxime-se, por favor." O mestre replicou. O estudante moveu-se mais para perto e Roshi balançou o que restava da banana em frente ao rosto do outro. O estudante fez uma reverência e partiu. Um segundo estudante levantou-se e dirigiu-se à audiência: "Vocês todos entenderam?" Quando não houve resposta, o estudante adicionou: "Vocês acabaram de testemunhar uma completa demonstração do Zen. Alguma questão?" Após um longo silêncio constrangido, alguém falou. "Roshi, eu não estou satisfeito com sua demonstração. O senhor nos mostrou algo que eu não tenho certeza de ter compreendido. DEVE existir uma maneira de nos DIZER o que é o Zen!" "Se você insiste em usar mais palavras," o Roshi replicou, "então Zen é 'um elefante copulando com uma pulga...'".
  
Livro completo em pdf: Clique Aqui!
Áudio livro: Clique Aqui!

Comentários